Os finlandeses
O que nos difere das demais pessoas é a questão cultural, posso lhe dizer, que somos pessoas muito introspectivas, sim muito introspectivas.
Somos pessoas simples, prezamos pela simplicidade e pelo o nosso bem estar como ser humano.
Vivemos no nosso mundo, bem longe de status sociais, de destaque ou riqueza. Muitas pessoas preferem ter uma vida em Miami ou na Flórida, viverem postando fotos ou vídeos de lá, mas para nós para basta uma casa simples, que tenha pelo menos uma sauna e o acesso a natureza, isso já basta.
Excluímos ou até achamos banalidade quem tenta se destacar seja por dinheiro ou qualquer outra coisa, isso para um finlandês é total banalidade e estupidez. A Finlândia é um dos países mais democráticos do mundo, com iguais possibilidades para todos, onde a desigualdade e status passam bem longe do paralelo 61.
Amizade
Na Finlândia, a amizade é algo muito sério e muito dificíl de se fazer. Há até um ditado, de quando se faz um amigo finlandês é para toda vida e todas as coisas. É uma tarefa árdua realmente fazer.
A amizade na Finlândia como no norte da Europa é feita por etapas até se ter de fato uma amizade. Lá as pessoas prezam pela qualidade, e não quantidade. Não é nada rápido ou de uma hora para outra.
Quais valores essenciais de uma amizade?
Honestidade, sinceridade, gratidão e respeito.
Contato e interação humana
O contato é algo muito sério na sociedade finlandesa e invasão do espaço pessoal. O contato humano pode trazer sérios desconfortos.
Nos pontos de ônibus na Finlândia geralmente há uma distância de metros entre uma pessoa e outra.
O contato humano entre finlandeses geralmente é algo restrito e para pessoas mais próximas, mas mesmo dessa forma não é habitual haver tais contatos nem mesmo entre entes queridos ou familiares.
Sobre a interação social, não é algo comum na cultura finlandesa. Os finlandeses gostam de falar apenas o necessário de forma discreta, evitando conversas fiadas e parelelas. O silêncio é tudo.
Tenho certeza que os finlandeses devem ser os únicos povos que têm o prazer em viver em silêncio e tê-lo como objetivo de paz interna.
Geralmente em diálogos entre finlandeses há pausas de minutos ou segundos para retormar a conversa. Silêncio esse que pode ser estranho para um estrangeiro, mas que na cultura finlandesa é algo comum e uma forma de respeito.
As relações pessoais finlandesas são por etapas, de etapa em etapa.
Dizem que os finlandeses são pessoas frias, pode-se dizer que sim, eu acho que no aspecto emocional. Creio que pessoas que pouco expressam sentimentos por alguém, de comemorar ou mesmo se preocupar com alguém. Mas os finlandeses são pessoas incríveis que guardam seus sentimentos de forma bem guardada, que quem só os conhecem serão os privilegiados. Para todos os momentos e todas situações, laços afetivos e amizades verdadeiras e longas.
-------Álcool --------
Os finlandeses geralmente se soltam e muito quando tomam álcool, principalmente a vodka.
Sabia que um finlandês mesmo sem te conhecer pode te convidar para tomar um banho de sauna com ele?
Pois é! Isso é verdade.
Os finlandeses são melhores cantando que falando. É verdade, pode acreditar. Conseguem se expressar melhor cantando que propriamente falando. Os flashmobs são um sucesso no país.
As pessoas gostam de viver lá nos seus espaços, em silêncio. São realmente pouco sociáveis, é o jeito finlandês de levar a vida: discreto, introspectivo, sem interação social, e em paz.
--------O verão-----------
No verão finlandês de 3 a 15 graus geralmente, as pessoas ficam um pouquinho mais sociáveis, realmente o sol tem um pouco de efeito nesses 6 meses de pura escuridão e frio de -29°C, com máximas de -15°C. Além dos vários metros de neve, ter que acordar cedo para ligar os carros, vestir várias roupas de frio, depois voltar para casa e tira-las.
O verão é um tipo de alegria e de diversão, é onde muitos finlandeses passeam pela Finlândia e pela Europa. Curtem ao máximo. Muitos vão para o Chipre, mas a maioria pega um navio da Tallink ou Silja Line para Tállin, Capital da Estônia, de manhã e volta à noite a Helsínquia, a capital finlandesa.
Sabia?
Muitos finlandeses vão para a Estônia comprar álcool (bebidas alcoólicas), pois ali é muito barato que na Finlândia.
As bebidas alcoólicas na Finlândia são vendidas em lugares apropriados para tal.
Sabia também?
Tem um doce-salgado finlandês nórdico chamado Salmiakki! Tem até sorvete dele no verão.
Comentários
Postar um comentário